terça-feira, janeiro 22, 2008

Tempo

"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." (Eclesiastes)

Minha usa a mesma dentadura desde que o Acre ainda era território da União, ou seja, mais ou menos 45 anos. Bem, já entrei na fase de ter vergonha de dizer quantos anos tenho, imagina espalhar que possuo um corpo estranho na boca há 45 anos e bem no horário da refeição quando o assunto cai na minha próxima visita ao dentista!?
Lendo uma incrível notícia sobre um professor de filosofia neozelandês que analisou as bandeiras de alguns países e as classificou por ordem de beleza, fiquei pensando sobre o tempo. Ainda ontem eu levava chutes nas canelas de alguns garotos, recebia puxões de cabelos etc. e tal... hoje os homens não pensam mais em me chutar (creio que foi uma das melhores coisa que aconteceu na minha vida) , vendo algumas crianças que antes eu trocava as fraldas, dava banho e que hoje estão namorando, percebi que agora consigo avaliar melhor o tempo. Ele passa muito rápido.
Quando fico enojada com a minha avó, esqueço de pensar nisso, na velocidade com que as coisas acontecem. E quando leio algo do tipo desse professor, vejo o quanto se pode perder com coisas fúteis.
A relatividade do tempo está associada a sua necessidade, se vc espera ele se torna longo, se vc quer ficar mais um pouquinho ele é curto. Às vezes é remédio, outras é tortura.
Mas de uma forma ou de outra, por mais que ele demore... quando o que vc espera finalmente acontece, sempre irás dizer que ele passa rápido demais.
O tempo pra mim, agora, é pesado...Mas como meu pai diz: As coisas acontecem naturalmente e na hora certa. E disso não vou me arrepender.