quarta-feira, janeiro 16, 2008

Ensaio sobre a Realidade

"Como não podemos mudar a realidade, deixe-nos
mudar os olhos com os quais a vemos."
(Nikos Kazantzakis
)

Sem me aprofundar cientificamente, essa noite antes de tentar dormir... Fiquei somente na tentativa mesmo. Segunda semana sem dormir direito, parei para reflexionar sobre realidade, o que viria a ser isso?
Bem, de acordo com algumas coisas que andei lendo, realidade é a propriedade do que é real, tudo aquilo que existe tanto na imaginação como fora dela. Isso foi o suficiente pra abrir a minha mente. Costumava achar que as coisas só eram reais quando estavam patentes aos olhos, palpáveis... Ali, bem diante de vc.
Mas aquilo que está dentro, quando criança costumava dizer, bem no fundinho do fundinho do fundinho... Tudo o que vc não toca, apenas sente tbm faz parte dela. Óbvio. Na verdade o assunto me parece um tanto confuso... Pq o fictício é considerado real, mesmo estando somente dentro de vc.
Em senso comum, realidade significa o ajuste que fazemos entre a imagem é a idéia da coisa, entre a verdade e a verossimilhança. O problema da realidade é matéria presente em todas as ciências e, com particular importância, nas ciências que têm como objeto de estudos o próprio homem... Roubei esse trecho da Wikipedia
existem seres que criam seu próprio mundo, o que não é tão assustador assim... conheço gente que só ouve, fala, enxerga e principalmente só entende o que quer... se tal pessoa não atrapalha a vida dos demais, principalmente ao entrar em crise após um choque de realidade, tudo bem... afinal de acordo com a física quântica (eu já citei isso) a sua realidade é vc quem faz. Subjetivo. Mas não o faça de forma leviana, pq nunca vi as consequências ficarem no mundo à parte.
Você consegue me dizer se o John Nash é real? Não sou eu quem escreve esses textos assinados por ele, mas ele não existe... Embora tudo o que foi escrito seja pra mim de fato e verdade (não querendo ser redundante). Ele existe na minha outra realidade, no meu ideal de perfeição. Ele é homem, respira, trabalha se movimenta... Existe. Mas não no meu mundo.
Sinceramente, eu não quero me aprofundar no estudo da realidade... Até pq meu cérebro, não colabora, mas é o seguinte, John faz parte da minha virtualidade, que em nada tem a ver com oposição ao real. Pelo contrário, a realidade grita quando estamos juntos. E por mais que existam milhas entre nós...(gosto mt de reticências) eu posso tocá-lo todos os dias.