quinta-feira, fevereiro 28, 2008

E os velhos Sonham...muito.

Geralmente quando o homem envelhece toda a noção de conveniência e do ridículo se perdem. O que não haveria problema, se 30 anos de diferença não fossem muitos.
Às 10 da manhã o celular toca, sem reconhecer o número atendi. Era aquele velho idiota, 58. Imaginem um velho daqueles bem babões, que te comparam com qualquer coisa de beira de esquina. Quando o vejo, a vontade é de dar um chute no meio do estômago e dizer: MORRE!!!
Eu tenho raiva desse cara, pq a primeira coisa que ele me disse foi que tinha um carro (que engula) e me convidou para comer galinha caipira num lugar mt famoso aqui pelo tipo de freqüentadores, de “riscadores de facas” a meretrizes. E eu odeio galinha caipira.
-Oi
-Palloma, sou eu...
- sei.
-eu te vi, e a partir disso tudo começou a dar certo na minha vida...
-bacana.
-sabe como é né? Vc é uma moça muito convidativa
-O QUÊ????
-sim, os homens te olham é o coração bate forte...
- é né?
-vamos marcar de sa...
-Não! Eu sou mt ocupada, não tenho horário disponível...
-eu sei, vc é uma moça direito, trabalhadora, muito ocupada, né?
-sim, eu sou
-poxa, Palloma podemos ser amigos...
-não, sei lá... Não tem nada a ver...
-mas Palloma, só amigos não existe problemas nisso... Vamos sair sábado.
-não posso, é o único dia que tenho pra sair com minha amiga...
-vamos tomar sorvete...
-deve haver outras moças querendo tomar sorvete com o SENHOR (enfatizei bem)
-eu pago uma unha no salão pra vc... (imagina a classe das moças que ele consegue, pq pra conquistar alguém dizendo isso...)
-não precisa, minha mãe paga quando eu vou ao salão.
-poxa! Poxa! Mas... Palloma... Isso é natural do homem... Querer...
-Caramba!!! a sua natureza não bate com a minha, entendeu?
(...)
Eu avisei a esse nobre velho que a minha base de idade era o meu pai... E ele é bem mais idoso. Tá ! Só cinco anos , mas não importa o asco que ele me provoca é infinitamente maior. Mas, eu sou esperta gravei o número dele no meu Cel, Velho Idiota. Agora, quando ele ligar eu não atenderei. Só preciso bolar uma estratégia para fugir dele, sendo que a criatura vive aqui no local onde trabalho. E se houver oportunidade direi o que minha mãe falou: Senhor, vá cuidar dos seus netos.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Rumo ao Futuro!

"Começamos a morrer no momento em que nascemos, e o fim é o desfecho do início." (Marcus Manilius)


-eu tava pensando em fazer um plano funerário, mas é muito caro...
-é, se fosse uma taxazinha de 10 reais... Mas é 25, 30 reais...
-pois é, eu nem sei quando vou morrer... O bom é que já fica tudo pronto
-(rindo) imagina se tu paga a primeira e morre..
- ganha até café... Pelo menos não dá dor de cabeça pra família, lembra do fulano? Eles ajeitam tudo a pessoa é até coberta com flores, fica tão bonitinho...

Minha concepção de morte e vida mudou quando visitei o laboratório de medicina da universidade onde estudo. E a conversa dessas, caricatas, senhorinhas... Um baixotinha e gordinha e uma alta e magra, me fez recordar das minhas experiências com pessoas mortas.
Certa vez, fui a um velório super animado de uma senhora que nem sei quem foi... Ao percebermos (minha irmã, uma prima e eu) que a família estava tomando umas latinhas de Skol, conversando felizes... Partimos para o ataque, cutucamos, apertamos e batemos na velha inteira. E pela primeira vez senti o frio de um defunto... É uma sensação esquisita, horrível, parece que chega ao osso.
Mas a coisa mais estranha da minha vida foi ver corpos dentro de um tanque, esperando a vez para serem estudados. Uma mulher pela metade, um velho dissecado, braços, pernas e um balde cheio de órgãos humanos (confesso ter lembrado de churrasco).
Fiquei imaginando o que eles fizeram quando estavam vivos, para não terem quem reclame o corpo, embora não importe mt pq eles nem sabem que estão ali. Mas pensei nas ações. O que uma criatura daquelas fez a vida toda? O que ela plantou? O que ela teve? Esposa? Marido? Filhos? Parentes? Amigos? Emprego? Será que elas eram pessoas de boa índole? E etc. etc. etc.
A vida não acaba quando morremos, mas só temos essa oportunidade para agirmos da melhor maneira possível. A nossa eternidade (discorde ou não) depende do que fazemos agora. Nunca esquecer das relações que estabelecemos. Viver intensamente como naquela frase idiota “como se hoje fosse o último dia” não é fazer o que vier a cabeça, é ter controle sob os desejos aproveitando com decência e responsabilidade tudo o que a vida lhe proporciona.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Libido... teste sua imaginação

Novamente fecho meus olhos procurando por você... E que saudades tenho tido do teu rosto!
Dá para escutar o vento lá fora, e aqui dentro sentimos o frio que domina o ambiente...
Cheios de roupas tomamos chocolate quente e nos enrolamos no cobertor a tarde toda, conversando sobre todo tipo de coisa...
Definitivamente uma tarde deliciosa, entre um assunto e outro nossos olhares se cruzam fascinados em uma paquera sem fim.
Mesmo tão atraídos, nosso papo é tão gostoso que continuamos a conversar por horas... e em cada frase transpiramos explicitamente carinho e desejo um pelo outro.
Acariciando teus cabelos enquanto deitado no meu colo, dou beijinhos no teu rosto lindo e confesso meu amor no teu ouvido.
Nossos corpos aquecidos um no outro, abraçadinhos sentimos um carinho delicioso e lá no fundo um desejo que é crescente e não passa nem por um segundo...
Então me levanto e acendo a lareira, em segundos o calor do fogo enche a sala...
Te pergunto: Sentiu o clima mudar?
Vc responde: A lareira esquentou a sala...
Então eu ligo um som baixinho que romanticamente diz coisas de amor...
E digo: Quem disse que estou falando da temperatura da sala??
Sorrindo caminho até você...
“Acreditando apaixonadamente em algo que não existe, nós criamos ele. O inexistente é tudo que nós não desejamos o suficiente.”

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Re- Ensaio sobre o Ciúmes

“... e duro como a sepultura o ciúmes.”
I Coríntios 8:
6
Sentimento que surge sem se perceber. Creio que há alguma relação com a criação. Quando os pais instigam o instinto competitivo entre os filhos. Um sempre vai se sentir mais querido que o outro.
Essa aflição de não se sentir a altura das expectativas alheias, costuma trazer uma certa paranóia. O medo de perder. E quando essa sensação de impotência para sustentar algo aumenta, faz com que você comece a querer guardar tudo. Dependendo da situação e do que for guardado até vale, algumas pessoas são chamadas de “cuidadosas” por sempre manterem tudo em perfeito estado. Mas quando o desequilibrado começa a querer “guardar” as pessoas, a situação muda. A criatura deixa de ser cuidadosa e vira doente. Maluca. Neurótica. Eu, como metade do mundo considero ser um desequilíbrio. E falo por conhecimento de causa. É como alguma substância tóxica te faz ter alucinações, ver além do natural, imaginar situações. E qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, vira motivo de conspiração.
Confiar nos instintos é válido, na dose correta o ciúme até ajuda a mostrar que vc se interessa, se importa e quer o outro bem, alegre e saltitante... Egoísta tbm, pq é como se dissesse que não há ninguém melhor que vc, e, ao mesmo tempo no íntimo do ser vc grita por achar (e mts vezes ter ceterza) de que existem pessoas bem mais interessantes. Agir como se o outro fosse um bem é complicado. Existem malucos que gostam de se sentir desejados... Mas na maioria das vezes, as pessoas se sentem sufocadas.
A base de qualquer relacionamento é a confiança... Se vc não confiar no seu potencial, dificilmente irá confiar em outra pessoa. Tudo parte de dentro pra fora, mesmo não conseguindo uma vez, não sendo o melhor sempre, isso não te torna menos interessante (legal, eu devia estar falando isso na frente do espelho)... E assim, como diz na palavra de Deus, o ciúme é duro como a sepultura. Pesado. Não serve pra mt coisa, só esconder o que está podre. Enfim, parafraseando uma colega “Nada eleva mais a auto-estima que perder uns quilos”.

domingo, fevereiro 10, 2008

Pacto Insustentável

ele tanto me amou e eu tudo suportei
Em determinadas ocasiões é necessário que você pare e deixe a pessoa prosseguir sozinha, ou acompanhada de quem ela escolheu. Nem todo mundo nasceu pra ficar junto, e se esse encontro acontece é pra servir de experiência e ensinar a valorizar o que vier da forma como deve ser. É a coisa mais complicada tomar essa decisão, difícil abrir mão da companhia, do carinho, das conversas, brincadeiras, conselhos... Ninguém jamais me viu como você. Cheguei na hora errada.
Após tantos desencontros, gritos, choro e juras intermináveis de amor e ódio, algo está totalmente fora do lugar e não se pode mais arriscar. Devo aprender a não me desesperar, afinal as coisas se ajeitam. Be cold! =(
Às vezes amar significa ceder lugar, soltar a mão e incentivar que o outro continue a caminhada, por mais que isso seja sinônimo de mais sofrimento, dor no coração e aquela súbita e insuportável sensação de estrangulamento. Saudade dói. E eu já sinto falta de tudo e até daquilo que não foi, poderia ter sido e seria maravilhoso. Não comemos chocolate. Mesmo longe é de presença inigualável. Eu tenho raiva de você. Mas alguém deve morrer para que outro tenha vida.


as coisas deveriam terminar com um beijo, tenho tanta coisa pra dizer e ainda sinto vontade de gritar.

sábado, fevereiro 09, 2008

Vero...Verissímo

"Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado. Às vezes nos falta esperança. Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar. É nossa razão de existir. Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna nosso destino. Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa. Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um por de sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto, é a força da natureza nos chamando para a vida. Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade.
VOCÊ ENTENDE QUE O QUE PARA VOCÊ ERA AMIZADE, PARA OUTROS ERA APENAS CONVENIÊNCIA, OPORTUNISMO. VOCÊ DESCOBRE QUE ALGUMAS PESSOAS NUNCA DISSERAM EU TE AMO, E POR ISSO NUNCA FIZERAM AMOR, APENAS TRANSARAM... DESCOBRE TAMBEM QUE OUTRAS DISSERAM TE AMO UMA UNICA VEZ E AGORA TEMEM DIZER NOVAMENTE, E COM RAZÃO, MAS SE O SENTIMENTO FOR SINCERO PODERÁ AJUDÁ-LAS A RECONSTRUIR UM CORAÇÃO QUEBRADO.
Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores importantes:
a) a relação com a família;
b) as condições econômicas nas quais se desenvolveu (dificuldades extremas ou facilidades excessivas formam um CARÁTER);
c) os relacionamentos anteriores e as razões de rompimento;
d) seus sonhos, ideais e objetivos.
Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço fale mais que qualquer palavra. Esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa te deixar, então nada irá lhe restar. Àproveite sua família que é uma grande felicidade, quando menos esperamos iniciam-se períodos difíceis em nossas vidas. Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco, pois em algum outro momento Essa Pessoa Irá Te Deixar E Seu Sofrimento Será Ainda Mais Intenso, Do Que Teria Sido No Passado. Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário, existe uma diferença muito grande entre conhecer caminho e percorrê-lo. Não procure querer conhecer seu futuro antes da hora, nem exagere em seu sofrimento, esperar é dar uma chance à vida para que ela coloque a pessoa certa em seu caminho.
A TRISTEZA PODE SER INTENSA, MAS JAMAIS SERÁ ETERNA. A FELICIDADE PODE DEMORAR A CHEGAR, MAS O IMPORTANTE É QUE ELA VENHA PARA FICAR E NÃO ESTEJA APENAS DE PASSAGEM... "ÀS VEZES AS PESSOAS QUE MAIS NOS DECEPCIONAM, SÃO AS QUE MAIS AMAMOS. JUSTAMENTE PORQUE AS JULGAMOS PERFEITAS E ESQUECEMOS QUE SÃO HUMANAS."

domingo, fevereiro 03, 2008

Não voltará vazia...

Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Is 55.8-11
Até mesmo quando se escreve o seu poder não se altera. Esses dias, após uma grande decepção andei proferindo maldições a torto e a direito. Logo eu, que presenciei pessoas caindo por causa das palavras. O maior exemplo que tenho é o da minha vó. Mulher que lutou sozinha pra criar minha mãe e meu tio. Foi contra todas as expectativas ruins, após sofrer nas mãos do meu avô ela decidiu se separar e seguir sozinha. “Trabalhei 42 anos no Ministério da Justiça em Brasília, fui a primeira enfermeira daqui do Acre” etc.etc.etc. quantas vezes já não ouvi isso. Mas nada disso adiantou para que ela curasse o coração das mágoas que tinha/tem do homem que ela mais amou. O problema é o que ela desejava pras pessoas, inclusive para os filhos. E tudo o que ela disse, voltou e contra ela. Resultado? Perdeu tudo.
Então fiquei pensando, o motivo das palavras de maldição funcionarem mais que as de benção. É mais fácil destruir que construir algo. Quantas vezes não matei ou dei vida? Quantas vezes eu não acariciei ou bati com elas? E quantas vezes isso não aconteceu comigo? Eu me apaixono e sou capaz de odiar com palavras.
Acontece, que em alguns momentos na falta do que dizer, falamos o que nos vem à cabeça e palavras podem e têm um efeito assombroso. Tanto para o bem quanto para o mal. Como Cristo dizia, a sua boca fala do que o coração está cheio.
Quer libertar alguém? Elogie. Prender? Amaldiçoe. Pode parecer estranho, mas quando vc profere palavras agradáveis quem recebe sente-se seguro, livre inclusive pra continuar ao teu lado. Mas quando você fere alguém com toda a raiva do coração aquele ser fica preso à ti, esperando o dia em que vc o libertará com palavras doces, pois ele sente-se incapaz de prosseguir sozinho - isso ocorre mais quando ditas por pais.
Eu ainda estou pagando por coisas que disse há algum tempo, e posso afirmar o quanto é amargo viver aquilo que um dia foi desejado à outra pessoa. Não sabendo o dia de amanhã, deixe as pessoas sempre com uma palavra de amor. Eternize-se na vida de alguém como quem trás vida. Só resta aprender, que não importa o que aconteça e como é difícil, mas quando as palavras não forem ajudar o silêncio é uma boa saída.