domingo, fevereiro 03, 2008

Não voltará vazia...

Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Is 55.8-11
Até mesmo quando se escreve o seu poder não se altera. Esses dias, após uma grande decepção andei proferindo maldições a torto e a direito. Logo eu, que presenciei pessoas caindo por causa das palavras. O maior exemplo que tenho é o da minha vó. Mulher que lutou sozinha pra criar minha mãe e meu tio. Foi contra todas as expectativas ruins, após sofrer nas mãos do meu avô ela decidiu se separar e seguir sozinha. “Trabalhei 42 anos no Ministério da Justiça em Brasília, fui a primeira enfermeira daqui do Acre” etc.etc.etc. quantas vezes já não ouvi isso. Mas nada disso adiantou para que ela curasse o coração das mágoas que tinha/tem do homem que ela mais amou. O problema é o que ela desejava pras pessoas, inclusive para os filhos. E tudo o que ela disse, voltou e contra ela. Resultado? Perdeu tudo.
Então fiquei pensando, o motivo das palavras de maldição funcionarem mais que as de benção. É mais fácil destruir que construir algo. Quantas vezes não matei ou dei vida? Quantas vezes eu não acariciei ou bati com elas? E quantas vezes isso não aconteceu comigo? Eu me apaixono e sou capaz de odiar com palavras.
Acontece, que em alguns momentos na falta do que dizer, falamos o que nos vem à cabeça e palavras podem e têm um efeito assombroso. Tanto para o bem quanto para o mal. Como Cristo dizia, a sua boca fala do que o coração está cheio.
Quer libertar alguém? Elogie. Prender? Amaldiçoe. Pode parecer estranho, mas quando vc profere palavras agradáveis quem recebe sente-se seguro, livre inclusive pra continuar ao teu lado. Mas quando você fere alguém com toda a raiva do coração aquele ser fica preso à ti, esperando o dia em que vc o libertará com palavras doces, pois ele sente-se incapaz de prosseguir sozinho - isso ocorre mais quando ditas por pais.
Eu ainda estou pagando por coisas que disse há algum tempo, e posso afirmar o quanto é amargo viver aquilo que um dia foi desejado à outra pessoa. Não sabendo o dia de amanhã, deixe as pessoas sempre com uma palavra de amor. Eternize-se na vida de alguém como quem trás vida. Só resta aprender, que não importa o que aconteça e como é difícil, mas quando as palavras não forem ajudar o silêncio é uma boa saída.